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ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL PARA A NOSSA POPULAÇÃO DA NOSSA NUTRICIONISTA DRª LETICIA. VAMOS MELHORAR NOSSA IMUNIDADE

Uma boa alimentação e nutrição, fortalece o sistema imunológico e auxilia na proteção contra diversas doenças. Neste sentido, também é motivo de preocupação as informações que circulam nas redes sociais (cards, áudios e vídeos) com orientações sobre supostas terapias milagrosas no campo da nutrição e alimentação. Alimentos, superalimentos, shots, sucos e até soroterapias por infusão endovenosa de nutrientes (injetados diretamente nas veias) estão sendo ditas como capazes de prevenir ou combater o coronavírus por meio do fortalecimento do sistema imunológico. Precisamos ficar atentos!
A alimentação saudável depende de uma diversidade alimentar, não de supostos superalimentos isolados, porém, temos alguns alimentos e seus nutrientes que ajudam nesse processo de fortalecimento da imunidade, como por exemplo:
-Alimentos ricos em vitamina C (limão, laranja, abacaxi, goiaba, vegetais crus) que possuem impacto positivo sobre o sistema imunológico protegendo o organismo contra infecções e estimulando a formação de anticorpos.
-Carnes, grãos (feijão, lentilha, ervilha), vegetais verdes escuros são alimentos fonte de ferro e já se sabe que a deficiência desse mineral está associada a uma resposta imune deficiente. Para melhorar a absorção do ferro na alimentação é recomendado o consumo combinado com um alimento fonte de vitamina C (opção: temperar a salada com limão ou consumir uma laranja de sobremesa no almoço ou no jantar)
-O Zinco, que é um nutriente é essencial para o bom funcionamento do nosso sistema imunológico e podemos encontrar esse nutriente nos cereais integrais, feijões e frutas oleaginosas (nozes, castanhas e amêndoas), carnes em geral, aves e frutos do mar (peixes).
-A vitamina A, que age estimulando o processo que auxilia no combate ao vírus, bactérias e invasores em geral. As principais fontes são os alimentos de "cores alaranjadas" como a cenoura, o mamão, a abóbora, a manga entre outros. Mas também encontrar essa vitamina na couve, no espinafre, no pimentão vermelho, no leite e derivados,além dos ovos.
-A castanha do Brasil (mais conhecida como castanha do Pará), que é rica em selênio que possui ação antioxidante e auxilia diretamente na proteção e fortalecimento da imunidade. Duas unidades de castanha ao dia são suficientes para suprir essa necessidade.
-Probióticos são encontrados em iogurtes, bebidas lácteas fermentadas, kefir e kombuchá. Esses alimentos são importantes para manter boa saúde intestinal já que os probióticos possuem efeito imunoestimulante e também favorecem a absorção dos nutrientes. Capriche também nos alimentos ricos em fibras que possuem ação prebiótica e também contribuem para uma boa saúde intestinal (alimentos integrais, vegetais, frutas com casca, alho, cebola, entre outros?).
Vale alertar que NÃO EXISTEM PROTOCOLOS TÉCNICOS NEM EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS QUE SUSTENTEM ALEGAÇÕES DE ALIMENTOS MILAGROSOS. Certamente, uma alimentação rica em micronutrientes (minerais e vitaminas) podem auxiliar na redução do risco de doenças, onde se utilizados de forma habitual (no dia  a dia), podem condicionar um sistema imunológico mais forte e saudável, com menor risco de doenças. Entretanto, é importante ter consciência que tais hábitos não nos livram da responsabilidade de adotar MEDIDAS PREVENTIVAS RECOMENDADAS PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE.